30 de abril de 2006


Voltando a postar. Bom, sem muita inspiração e sem muito saco para falar dos meus problemas e frustrações pessoais (até porque ninguém se interessa por isso). Mais um feriado, sem poder viajar e sem nada de interessante pra fazer. O jeito é ficar por aqui e curtir minha cidade.
E por falar em vigem...
PRÓXIMOS DESTINOS:
Oktober, Blumenau - SC

Foz do Iguaçú

Curitiba - PR

Ilha do Mel - PR

25 de abril de 2006

PURA NOSTALGIA!!!

Mais um post das séries "Bons tempos que não voltam mais", "Como é gostoso sentir saudades"

O texto não é de minha autoria; porém não pude deixar de me ver em várias de suas passagens!!!

TV Tupi: saudades de um tempo que não volta mais

Para as crianças e adolescentes de hoje em dia, é algo absolutamente corriqueiro dispor de vários canais de tevê, cinemas, jogos eletrônicos dos mais variados, DVD etc. Mas houve um tempo em que um simples aparelho de televisão era um verdadeiro prêmio para as crianças e jovens que gostavam da alegria e magia de filmes, desenhos animados e seriados. Entre as redes de televisão no Brasil, talvez nenhuma outra tenha representado tão bem esse "prêmio" quanto a extinta TV Tupi.

Entre os anos de 1975 e 1979, vivenciei momentos simplesmente incríveis, através da TV Tupi de S. Paulo, canal 4. Assisti aos anos derradeiros da emissora, quando ela já não era mais considerada a melhor já a algum tempo. Mas não importava: o que me atraia mesmo eram os desenhos animados, filmes de ficção científica, de western, aventura e os seriados, sobretudo os japoneses. Em meio aos nostálgicos, há um sentimento de perda e saudade. De um momento mágico que passou e que nunca mais voltará. Eu que abria mão de jogar bola, correr pela rua, empinar pipa, para assistir desenhos animados e filmes.

Sempre achei que a programação da TV Tupi na área infanto-juvenil era melhor do que a que a da Rede Globo. No ano de 1975, a Tupi colocou no ar, chamadas para sua nova programação infantil. Eram apresentadas imagens do episódio piloto da série de animação Thunderbirds, realizando o resgate de um enorme avião de passageiros. Havia também o desenho do Homem Aranha - do tempo em que os nomes dos personagens eram "aportuguesados" (Peter Parker, por exemplo, era chamado de Pedro Prado), o desenho dos sapos
Toro e Pancho, da Pantera Cor-de-Rosa, do Inspetor Clouseau. Algo que me chamou muito a atenção.

Na época, lembro-me que a Tupi exibia, no período da tarde, além de desenhos, seriados japoneses, como
Ésper (aliás, um dos episódios que mais me assustaram, foi quando uma bizarra criatura marinha atacava e destruía submarinos. Outro foi quando pessoas mergulhando num trampolim de uma piscina, eram lançadas para outra dimensão, aparecendo na beira de um abismo!). Ultraman e Ultraseven, e seus alter-egos terrestres, Idek Go e Dan Moroboshi, respectivamente, também eram "freqüentadores" da tela da Tupi durante as tardes, bem como Robô Gigante e Vingadores do Espaço.

Lembro como se fosse ontem da ocasião em que ao sair da escola pública onde freqüentava o jardim de infância, em 1978, ao passar na casa de minha avó por volta das 16h, liguei rapidinho a televisão e assisti a um fantástico filme de ficção cientifica. Nele, uma estranha criatura que parecia um lagarto humanóide, aumentava de tamanho ao longo do filme. Mais estranho ainda era o monstro lutar com um elefante, numa cidade cheia de ruínas (que depois descobri ser Roma). Esse filme ficou gravado na minha memória e só após muitos anos soube que o filme era "20 Milhões de Milhas para a Terra", um clássico da ficção cientifica dos anos 50. Aliás, filmes como esse eram exibidos corriqueiramente nas tardes da Tupi, num programa chamado "Cinema 4" (mais ou menos equivalente à "Sessão da Tarde" da Rede Globo). Muitos dos mais fantásticos filmes de ficção que eu já assisti passaram por ali. Tais como "A invasão dos Discos Voadores" (1956), onde a cidade de Washington era arrasada por discos voadores, e ainda "O Monstro do Mar Revolto", (1955), onde um imenso polvo destruía a ponte Golden Gate na cidade São Francisco.

Após essa sessão de filmes, eram exibidos os desenhos dos heróis da Marvel,
Hulk, Namor, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, e outros como A Princesa e o Cavaleiro, Speed Racer e King-Kong. Por volta de 1978, no final das tardes, a Tupi passou a exibir episódios de séries de animação, como Stingray e Capitão Escarlate. Este último, foi muito bem produzido com histórias assustadoras onde uma organização especial defendia a Terra contra invasores espaciais, os Misterons. Por volta de 1979 a Tupi passou a exibir no final da tarde o Clube do Mickey, além de uma interessante paródia brasileira de Os Três Patetas, chamada "Os Pankekas", que eu achava muito engraçada.

Aliás, 1979 foi o último ano em que a Tupi funcionou com alguma regularidade, e foi nessa época que assisti a séries como Mulher Elétrica e Garota Dínamo, Ark II, Joe 90, o desenho Super-Presidente, todos exibidos no programa Domingo no Parque, do Sílvio Santos, então ainda transmitido pela Tupi.

No período noturno, no final de noite, a Tupi apresentava filmes que hoje seriam considerados clássicos: "A Guerra dos Mundos" (1953), que eu não pude assistir até o final pois minha avó ficou brava porque eu estava acordado até "tarde" e me mandou dormir); "Robson Crusoé em Marte" (1964); "A Mosca da Cabeça Branca" (1958); "O Retorno da Mosca"; "Os Pássaros". Os filmes de horror da empresa britânica Hammer, incluindo a série Drácula, estrelados por Cristopher Lee, também foram exibidos.


Os seriados da Tupi também eram muito bons:
Columbo, McCloud, Petrocelli (todos policiais); Espaço 1999; A Família Dó-Ré-Mi e M*A*S*H, são mais algumas das séries transmitidas. Por outro lado, nos últimos anos da emissora, 1979/80, o canal às vezes permanecia dias fora do ar. Eu ficava desesperado, pois gostava da programação da tarde (inclusive séries como Túnel do Tempo). Lembro também de especiais que a Tupi exibia, como a "Semana da Ficção Científica", apresentada provavelmente em 1979, quando foram exibidos (sempre nos finais de noite) filmes como "O Monstro da Bomba H", "Quarta Dimensão", entre outros que hoje são considerados trash, mas que na época assustavam.

Por fim, em 1980, a emissora saiu do ar durante vários dias, ficando somente a sua logomarca na
tela da tevê, até que um dia o sinal não foi mais retransmitido. A verdade é que, nessa época, eu não senti tanto o fechamento da Tupi, pois a Rede Globo já apresentava filmes e desenhos que supriam em parte, as lacunas deixadas. Além disso, a partir de 1981/82, a TV Record - São Paulo, começou a ser retransmitida para minha região e uma parte considerável dos filmes, desenhos animados e seriados, que haviam pertencido à Tupi, passaram a ser exibidos pelo canal. Também a TVS (atual SBT), tinha como parte de sua programação alguns seriados da Tupi, como por exemplo, Ultraman. Contudo, alguns filmes e desenhos que eu havia assistido na Tupi nunca mais foram exibidos na tevê e aí sim é que a saudade bateu.

Talvez grande parte do nosso imenso saudosismo em relação à Tupi, seja proveniente não apenas de sua programação, mas também da época em que era exibida. Um tempo onde não existia tanta violência e a televisão tinha programas interessantes e inteligentes. No meu caso, o trem era um dos principais meios de transporte na região onde eu vivia e meus pais levavam eu e meus irmãos para dar voltas de carro pela cidade, comer lanches num pequeno bar em frente ao cinema local, onde era divertido ficar olhando, pelas vitrines, os cartazes dos filmes em exibição. Ou seja: saudade de coisas singelas e inocentes que seriam consideradas "tolas" hoje em dia, mas que faziam a alegria dos jovens. E entre essas alegrias, estava a TV Tupi.


Paulo Zamboni é colaborador do RetrôTV.

20 de abril de 2006

COMEÇO DE SÉCULO NO BRASIL, CONTINUA SENDO UMA GRANDE PIADA, NÉ!!!


O CANGACEIRO CIBERNÉTICO
(Laert Sarrumor)

"Fim de século no Brasil, é uma grande piada, né?
Aliás, de péssimo gosto. Toda essa febre, essa fome pela modernidade, pela técnologia, pelo consumo, né? Todo esse consumismo exarcebado, tudo isso é uma grande piada.
Neguinho não tem o que comer, mas tem o forno de microondas.
Não sabe ler, não sabe escrever, mas tem microcomputador.
Não tem um puto no bolso, mas tem o cartão magnético do banco.
Isso aí é a miséria informatizada, gente.
E olha só o que tudo isso fez com a cabeça do pobre brasileiro..."

Virgulino Lampião, cangaceiro arretado
Dono de muitas mansão, e chefe de consulado
Primo-irmão de Corisco, outro cabra bem safado
Participou do confisco que prendeu nossos cruzados.

Namorou Zélia Cardoso, mas nunca foi acusado
De embuchar a ministra, mesmo sendo matriculado
Por muitos anos na escola de Raimundo Nonato
Mas baforou com Catifunda, isso sim é que é um fato.

Dom Pedro e Elba Ramalho, ganharam o Brasil no grito
Debret pintou no pedaço, ficou deprê e achou bonito
Zezé Mota sua irmã, linda negra melodia
Pegou no cipó de Tarzan, e virou Xita da Silva.

Nos morro do Rio se trava, grande Guerra de Canudo
Canudo deixa travado, e a brisa isola o absurdo
E essa guerra de quadrilhas, pra completar o processo
Se trava é em Brasília, na CPI do Congresso.

Essa melodia parece, com muitas que vem de riba
Raulzito e Alceu Valença, já tomaram essa bebida
Gonzagão e Elomar, Debussy e Axi Rose
Uns cabra cria até bode, e os outros só faz é pose.

Stive onde o cantador, maravilha a platéia
Lá o Ray cego é cantor, Charles Anjo na boléia
Do caminhão do Faustão, Caravana Rólidei
Bye, bye, sorry periferia, Betty Faria mas não fez

19 de abril de 2006

Voltando a postar.
Feriadão normal: morgação na sexta, balada no sábado e almoço de família no domingo.
Pouco chocolate, e até é bom nesses tempos de reeducação alimentar e mal-estares estomacias...

Na Popscene, nada demais. O grande destaque foi uma montagem de "Rock The Casbah" do Clash com "Somebady Told Me" do Killers. Os vocais da segunda sobre a base da primeira. Tcaram outras montagens tb., que eu não tinha nem noção do que se tratava. Gente muito doida!!! Teve até uma mina muito louca que me assediou umas duas vezes e ficou dizendo-me coisas sem o menor nexo; depois saía fora de uma hora para outra da mesma forma como havia surgido. Devia estar drogada, coitada...

******
NOVA CAMPANHA ROLANDO
Quando ví isso lá no blog do Morcego, não tive dúvidas: resolví aderir.
Então é assim né? Vamos pesquisar bem o currículo e as propostas dos candidatos. E vamos renovar; pois nossa querida classe política insite em confundir "continuidade" com "continuismo"

14 de abril de 2006

Ê lêlê!!!
Farto de tudo e de todos, com o estômago azucrinando (segunda vou no médico verificar isso) e desanimado da vida.
Não pode ser assim...
Sem novidades por enquanto.
************
Carta de um dentista revoltado
(ótima pra ler numa segunda-feira)

"Larguei a maldita odontologia após assistir a reportagem da Vigilância Sanitária no Gugu, eis a explicação:
Um cara vendendo cachorro-quente com a salsicha estragada, maionese fora da geladeira e no sol no banco da frente do carro, com purê de batata marrom-esverdeado fatura LÍQUIDO (ISSO MESMO, LÍQUIDO) R$ 200,00 por dia!!!!!!!!!
Isso dá R$ 6.000,00 (seis mil) por mês!!!!!!!!!!!
Sendo assim estou montado uma barraquinha de cachorro-quente.
Isso porque:
1) Pra que tanta responsabilidade se coisas muito mais simples dão muito mais dinheiro e muito menos problema?
2) O cachorro-quente podre por 2,50 é uma pechincha... mas a restauração por 25,00... "Porra dotô, cê tá maluco?! Tudo isso pá pô uma massinha?! Tá enchendo o rabo de dinheiro, hein?!"E depois de ouvir tudo isso você ainda tem de ser simpático, encher uma maldita luva e fazer de bexiga pro filho dele cheio de remela, que pula feito um macaco no sofá da sua sala de espera, brincar e ainda dizer "Volte sempre, foi um prazer", quando naverdade a sua vontade é chutar aquele moleque e cravar um Lecron no olho do pai dele.
3) Pra que se preocupar com parestesias, seios, maxilares, espaço bilógico, conicidades do preparo, trepanações, etc. se vendendo roti-doguis a única iatrogênia que você pode causar ao paciente é uma caganeira temporária que ele nunca vai saber se foi o roti-dogui do seu carrinho ou o pastér di parmito com garapa do dia anterior.
4) Biossegurança... por incrível que pareça, a mesma mão que pega o dinheiro faz o sanduba! Não é necessário gastar R$ 3.000,00 numa autoclave para esterelizar o pegador de salsichas.
5) A maionese, o purê de batatas, as salsichas são muito mais baratos que alginato, siliconas e resinas.
6) Não tem que pagar Sindicato dos Dogueiros, nem Associação Paulista dos Roti Dogueiros, nem taxas sobre a maionese, a mostarda e a batata palha.
7) Se a ANVISA aparecer, a única coisa que você vai ter de fazer é lavar o seu carrinho com cloro e comprar salsichas, batatas e maioneses dentro do prazo de validade. Não vai ter de gastar uma fortuna com proteções para Raio-x, caixas descarpack, etc., etc.,etc...
8) Vendendo roti-doguis você estará preenchendo as cavidades abertas e as bolsas periodontais do seus clientes com a massa do sanduba na hora do almoço, já que ele tem de comer rapidinho que tem consulta marcada no dentista para as 13:30h e não vai dar tempo nem de escovar o dente... mas foda-se, o ladrão filho da puta cobra 25,00 pra por uma massinha...!!!

10 de abril de 2006


Bueno, quem costuma visitar o blog últimamente, tem percibido que não ando com muito saco para falar da minha vida pessoal; como costumava fazer noutros tempos.
Até porque não tenho tido muitas novidades ultimamente. Semana passada é que ocorreram alguns fatos dignos de menção. Na terça-feira fui chamado na Incubadora de Empresas de Santos para apresentar - informalmente - um projeto que enviei à eles de um site de consultoria financeira. Resumidamente, o entrevistador disse-me tratar-se de um projeto interessante, viável e de grande potencial de lucro; porém, que não poderia ser feito de qualquer jeito, sem planejamento. Chamou-me a atençao também pelo fato de que eu precisaria procurar um sócio ou um auxiliar quen entendesse muito de webdesign para administrar o site; e de que tudo isso conumiria um capital do qual não disponho. Nada do que eu já não soubesse antes. Prá encurtar o caso: o projeto vai ficar engavetado por mais algum tempo até que se arrume recursos para tocá-lo adiante.
Na sexta, estive em Sampa, para assistir a palestra do Grupo de Análise Técnica. Fui um pouco mais cedo, aliás, bem mais cedo, visitar uma amiga que trabalha na Pça da República. Levei um cartão para ela, que parece ter gostado. Infelizmente, não pudemos conversar muito, pois ela estava deveras atarefada. A reunião do GAT, não me agradou. Deixarei de frequentar por um certo tempo, pelo menos até entender um pouco mais do assunto. Até levei ao coordenador um rascunho do projeto do site, igual ao que levei na Incubadora. Até agora, não recebí nenhuma resposta.
Óntem, o povo da ginástica do Posto 5 organizou um passeio para uma cachoeira na área continental de Santos. Até estava um tanto animado para ir. Um mal estar estomacal seguido de insônia na madrigada de sábado para domingo fez-me mudar de idéia e não arriscar.
As coisas em casa continuam na mesma. Papai já não tem enchido tanto o saco, nunca mais tivemos discussões, no entanto, continua um tanto desagradável viver naquele recinto. Conforme já disseao meu pai; não tenho nada contra ele, apenas desaprovo alguns hábitos e manias que ele insiste em manter. Como ele é o dono da casa, não gosto (e nem tenho o direito) de ficar ditando normas; porém, já deixei bem claro o quanto a situação é desagradável e que pretendo diexar o recinto assim que for possível.
E por hora é isso. Aguardem novidades para breve!!!
***
A ARTE DE ESCREVER
DOUTORADO
O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum Linneu, 1758, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequen aaltura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo de alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera, Linneu, 1758. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.
MESTRADO
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
GRADUAÇÃO
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.
ENSINO MÉDIO
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.
ENSINO FUNDAMENTAL
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
SABEDORIA POPULAR
Rapadura é doce, mas não é mole, não!!!

8 de abril de 2006

Smiley. Fazia tempo que eu não falava neles!!!
O Que Acontecer
Já corri por tanta estrada
Já parti pro tudo ou nada
E agora é a hora de chegar
Me cansei de brincadeira
Já estou nessa cadeira
É a hora desse filme começar
Chego a me ver
Andando sem nenhum problema
E perdendo essa angústia no olhar
Não me lembro do que fiz
Sem bandeira o meu país
E o que sobra é a força de tentar
Conquistar felicidade
Quando se passou da idade
É mais duro do que se possa pensar
Chego a me ver
Andando sem nenhum dilema
E perdendo essa angústia no olhar
E essa ânsia de não saber
Se esses frutos eu vou colher
E a resposta é mais que complicada
Pois não há ninguém que a possa conceder
Chego a me ver
Andando sem nenhum problema
E perdendo essa angústia no olhar
E essa ânsia de não saber
Se esses frutos eu vou colher
E a resposta é mais que complicada
Pois não há ninguém que a possa conceder
Não há...
****
Amanhã, 09/04, se não chover, haverá passeio prá cachoeira, na área continental!!!
Nháááááááhhhh!!!!!!!!

2 de abril de 2006

VOCÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!
VOCÊÊ, VOCÊ, PRÁTICAMÊINTÊÊÊÊ....
As vezes me ocorre a idéia de sucídio. Até pouco tempo atrás, andei numa fase extremamente deprê, onde essa idéia de jirico passou-me pela cabeça mais de uma vez por dia. Certamente; após consumado o ato, eu iria puxar vários pés durante a noite. Por isso lembro-me agora do velho José Mojica. Caso eu decidisse mesmo fazer esta idiotice, certamente deixaria um recado aqui no blog:
"Quem estiver em paz comigo, pode dormir tranquilo. Caso contrário, prepare-se, pois esta noite estou me escafedendo!!!!!
Lembra os títulos de clássicos do Zé do Caixão, tipo "Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver", ou "À Meia Noite Levarei Tua Alma".
BBRRRRR!!!!!!!
Xô, zica!!!
Xô, idéia de macaco!!!!
Vista áera de Bertioga-SP
Até esquecí de dizer, que no domingo passado (26/03), sem ter mais o que fazer, resolví ir até Bertioga. Tudo começou porque não estava a fim de passar mais um domingo em casa aturando o velho, então resolví atravessar até o Guarujá, para tomar um mate com guaraná (que belo jogo de palavras, hein?!!!) no Rei do Mate (não tem aqui em Santos, só no Guarú) do Ferry Boat Plaza. O Rei do Mate estava fechado, então resolví pegar um ônibus para a Enseada. Em vez de descer na Enseada, resolví dar uma esticadinha até o Perequê. chegando no Perequê, resolví esticar ainda mais até Bertioga. Cidadezinha meio nada a ver. A praia da Enseada (não confundir com a homônima do Guarujá) até que é bonitinha; o que mata é aquele jardim. P*** coisa feia!!!! Para quem não sabe, Bertioga foi distrito de Santos até o início dos anos 90. A essa hora eles poderiam ter um jardim bacana como o das praias de Santos, uma ciclovia como a de Santos e talz. Quiseram se emancipar, deu nisso. Mais uma vez, cidadezinha nada a ver. O grande destaque é a Riviera de São Lourenço, que ainda não conheço. Numa próxima visita, com certeza!!!

Vê se me entende, olha o meu sapato novo
Minha calça colorida o meu novo way of life
Eu tô tão lindo porém bem mais perigoso
Aprendi a ficar quieto e começar tudo de novo

O que eu quero, eu vou conseguir
O que eu quero, eu vou conseguir
Pois quando eu quero todos querem
Quando eu quero todo mundo pede mais
E pede bis

Eu tinha medo do seu medodo que eu faço
Medo de cair no laçoque você preparou
Eu tinha medo de ter que dormir mais cedo numa cama que eu não gosto só porque você mandou...

Você é forte mais eu sou muito mais lindo
O meu cinto cintilante, a minha bota, o meu boné
Não tenho pressa, tenho muita paciência
Na esquina da falênciaque eu te pego pelo pé

Olha o meu charme, minha túnica, meu terno
Eu sou o anjo do inferno que chegou pra lhe buscar
Eu vim de longe, vim d´uma metamorfose
Numa nuvem de poeira que pintou pra lhe pegar

Você é forte, faz o que deseja e quer
Mas se assusta com o que eu faço, isso eu já posso ver
E foi com isso justamente que eu vi
Maravilhoso, eu aprendi que eu sou mais forte que você

O que eu quero, eu vou conseguir
O que eu quero, eu vou conseguir
Pois quando eu quero todos querem
Quando eu quero todo mundo pede mais
E pede bis, e pede mais...

Raul Seixas

Uma ótima semana à todos!!!