PURA NOSTALGIA!!!
Mais um post das séries "Bons tempos que não voltam mais", "Como é gostoso sentir saudades"
O texto não é de minha autoria; porém não pude deixar de me ver em várias de suas passagens!!!
TV Tupi: saudades de um tempo que não volta mais
Para as crianças e adolescentes de hoje em dia, é algo absolutamente corriqueiro dispor de vários canais de tevê, cinemas, jogos eletrônicos dos mais variados, DVD etc. Mas houve um tempo em que um simples aparelho de televisão era um verdadeiro prêmio para as crianças e jovens que gostavam da alegria e magia de filmes, desenhos animados e seriados. Entre as redes de televisão no Brasil, talvez nenhuma outra tenha representado tão bem esse "prêmio" quanto a extinta TV Tupi.
Entre os anos de 1975 e 1979, vivenciei momentos simplesmente incríveis, através da TV Tupi de S. Paulo, canal 4. Assisti aos anos derradeiros da emissora, quando ela já não era mais considerada a melhor já a algum tempo. Mas não importava: o que me atraia mesmo eram os desenhos animados, filmes de ficção científica, de western, aventura e os seriados, sobretudo os japoneses. Em meio aos nostálgicos, há um sentimento de perda e saudade. De um momento mágico que passou e que nunca mais voltará. Eu que abria mão de jogar bola, correr pela rua, empinar pipa, para assistir desenhos animados e filmes.
Sempre achei que a programação da TV Tupi na área infanto-juvenil era melhor do que a que a da Rede Globo. No ano de 1975, a Tupi colocou no ar, chamadas para sua nova programação infantil. Eram apresentadas imagens do episódio piloto da série de animação Thunderbirds, realizando o resgate de um enorme avião de passageiros. Havia também o desenho do Homem Aranha - do tempo em que os nomes dos personagens eram "aportuguesados" (Peter Parker, por exemplo, era chamado de Pedro Prado), o desenho dos sapos Toro e Pancho, da Pantera Cor-de-Rosa, do Inspetor Clouseau. Algo que me chamou muito a atenção.
Na época, lembro-me que a Tupi exibia, no período da tarde, além de desenhos, seriados japoneses, como Ésper (aliás, um dos episódios que mais me assustaram, foi quando uma bizarra criatura marinha atacava e destruía submarinos. Outro foi quando pessoas mergulhando num trampolim de uma piscina, eram lançadas para outra dimensão, aparecendo na beira de um abismo!). Ultraman e Ultraseven, e seus alter-egos terrestres, Idek Go e Dan Moroboshi, respectivamente, também eram "freqüentadores" da tela da Tupi durante as tardes, bem como Robô Gigante e Vingadores do Espaço.
Lembro como se fosse ontem da ocasião em que ao sair da escola pública onde freqüentava o jardim de infância, em 1978, ao passar na casa de minha avó por volta das 16h, liguei rapidinho a televisão e assisti a um fantástico filme de ficção cientifica. Nele, uma estranha criatura que parecia um lagarto humanóide, aumentava de tamanho ao longo do filme. Mais estranho ainda era o monstro lutar com um elefante, numa cidade cheia de ruínas (que depois descobri ser Roma). Esse filme ficou gravado na minha memória e só após muitos anos soube que o filme era "20 Milhões de Milhas para a Terra", um clássico da ficção cientifica dos anos 50. Aliás, filmes como esse eram exibidos corriqueiramente nas tardes da Tupi, num programa chamado "Cinema 4" (mais ou menos equivalente à "Sessão da Tarde" da Rede Globo). Muitos dos mais fantásticos filmes de ficção que eu já assisti passaram por ali. Tais como "A invasão dos Discos Voadores" (1956), onde a cidade de Washington era arrasada por discos voadores, e ainda "O Monstro do Mar Revolto", (1955), onde um imenso polvo destruía a ponte Golden Gate na cidade São Francisco.
Após essa sessão de filmes, eram exibidos os desenhos dos heróis da Marvel, Hulk, Namor, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, e outros como A Princesa e o Cavaleiro, Speed Racer e King-Kong. Por volta de 1978, no final das tardes, a Tupi passou a exibir episódios de séries de animação, como Stingray e Capitão Escarlate. Este último, foi muito bem produzido com histórias assustadoras onde uma organização especial defendia a Terra contra invasores espaciais, os Misterons. Por volta de 1979 a Tupi passou a exibir no final da tarde o Clube do Mickey, além de uma interessante paródia brasileira de Os Três Patetas, chamada "Os Pankekas", que eu achava muito engraçada.
Aliás, 1979 foi o último ano em que a Tupi funcionou com alguma regularidade, e foi nessa época que assisti a séries como Mulher Elétrica e Garota Dínamo, Ark II, Joe 90, o desenho Super-Presidente, todos exibidos no programa Domingo no Parque, do Sílvio Santos, então ainda transmitido pela Tupi.
No período noturno, no final de noite, a Tupi apresentava filmes que hoje seriam considerados clássicos: "A Guerra dos Mundos" (1953), que eu não pude assistir até o final pois minha avó ficou brava porque eu estava acordado até "tarde" e me mandou dormir); "Robson Crusoé em Marte" (1964); "A Mosca da Cabeça Branca" (1958); "O Retorno da Mosca"; "Os Pássaros". Os filmes de horror da empresa britânica Hammer, incluindo a série Drácula, estrelados por Cristopher Lee, também foram exibidos.
Os seriados da Tupi também eram muito bons: Columbo, McCloud, Petrocelli (todos policiais); Espaço 1999; A Família Dó-Ré-Mi e M*A*S*H, são mais algumas das séries transmitidas. Por outro lado, nos últimos anos da emissora, 1979/80, o canal às vezes permanecia dias fora do ar. Eu ficava desesperado, pois gostava da programação da tarde (inclusive séries como Túnel do Tempo). Lembro também de especiais que a Tupi exibia, como a "Semana da Ficção Científica", apresentada provavelmente em 1979, quando foram exibidos (sempre nos finais de noite) filmes como "O Monstro da Bomba H", "Quarta Dimensão", entre outros que hoje são considerados trash, mas que na época assustavam.
Por fim, em 1980, a emissora saiu do ar durante vários dias, ficando somente a sua logomarca na tela da tevê, até que um dia o sinal não foi mais retransmitido. A verdade é que, nessa época, eu não senti tanto o fechamento da Tupi, pois a Rede Globo já apresentava filmes e desenhos que supriam em parte, as lacunas deixadas. Além disso, a partir de 1981/82, a TV Record - São Paulo, começou a ser retransmitida para minha região e uma parte considerável dos filmes, desenhos animados e seriados, que haviam pertencido à Tupi, passaram a ser exibidos pelo canal. Também a TVS (atual SBT), tinha como parte de sua programação alguns seriados da Tupi, como por exemplo, Ultraman. Contudo, alguns filmes e desenhos que eu havia assistido na Tupi nunca mais foram exibidos na tevê e aí sim é que a saudade bateu.
Talvez grande parte do nosso imenso saudosismo em relação à Tupi, seja proveniente não apenas de sua programação, mas também da época em que era exibida. Um tempo onde não existia tanta violência e a televisão tinha programas interessantes e inteligentes. No meu caso, o trem era um dos principais meios de transporte na região onde eu vivia e meus pais levavam eu e meus irmãos para dar voltas de carro pela cidade, comer lanches num pequeno bar em frente ao cinema local, onde era divertido ficar olhando, pelas vitrines, os cartazes dos filmes em exibição. Ou seja: saudade de coisas singelas e inocentes que seriam consideradas "tolas" hoje em dia, mas que faziam a alegria dos jovens. E entre essas alegrias, estava a TV Tupi.
Paulo Zamboni é colaborador do RetrôTV.
25 de abril de 2006
Postado por Douglas Stange às terça-feira, abril 25, 2006
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Post a Comment