31 de março de 2006


Tudo, para mim, começou em 1988. Ao folhear uma edição da Rock Brigade (na época, impressa na maior parte em preto e branco e num papel de qualidade inferior), na seção que falava sobre álbuns clássicos, apareceu uma coletânea de uma certa banda inglesa dos 60's chamada The Kinks. Nunca ouvira falar naqueles caras!!! Quando me falavam em rock dos anos 60, só me vinha a cabeça os Beatles, os Stones, a nossa Jovem Guarda e parava por aí. Eu não tinha a menor idéia do que era o movimento "mod" (e outros que surgiram na época).
O tal texto da Rock Brigade iniciava-se com a seguite frase:
"Qualquer álbum dos Kinks dos anos 60 poederia estar aqui; este porém, merece destaque por tratar-se de uma coletânea com os maiores hits da banda no período..."
Através desse texto soube que a canção "You Really Got Me", além de ser o primeiro grande sucesso do grupo e de ter sido regravada várias vezes (inclusive pelo Van Halen, que tornou a canção conhecida posteriormente), foi a primeira gravação com guitarra distorcida. E também, corria o boato de que Jimmy Page (futuro guitarrista e mentor do Led Zeppelin) havia participado da gravação. Este detalhe da guitarra distorcida a princípio despertou-me certa curiosidade, esquecda pelo tempo.
Dois anos mais tarde, fuçando na banca de ofertas da loja Prodisc (onde costuma-ve encontrar jóias raras à preços acessíveis, bastando para isso, ter paciência para ficar no mínimo meia hora revirando LP'S), deparei-e com outra coletânea dos Kinks cujo título me fez perceber que não se tratava daquela citada na Rock Brigade. Porém, ao ver o nome das músicas, notei que "You Really Got Me" estava lá. Não tíve dúvida; comprei o bolachão de vinil na hora (o preço na época, sei lá, como se fosse uns R$ 10,00 ou R$ 15,00 hoje em dia). Ao chegar em casa, não titubiei: nem troquei de roupa, botei o bolachão na vitróla ("vitróla"?!!!! ai ai ai, tô ficando velho...), direto em "You Really got Me".
Indiscritível o que sentí ao ouvir os primeiros acordes. Mesmo com a "distorção" da guitarra parecendo meio tosca (essa música é de 1964; quando ainda nem se sonhava com pedais de efeito e tal distorção provávelmente foi obtida acientalmente, os caras chaparam e resolveram manter), a música como um todo é fantástica; imaginei o impácto que causou na época!!!

Enquanto os Beatles ainda estavam no "I Wanna Hold Your Hand", os Kinks já faziam aquela barulheira toda!!! Não é à toa que a banda é reverenciada até hoje por roqueiros das mais variadas vertentes; do metal ao britpop!!!
A faixa seguinte "All Day and All Of The Night" seguia a mesma linha (os caras definitivamente gostaram da tal guitarra distorcida). Quem é fã do The Doors, já deve pelo menos ter ouvido falar que uma música da banda de Jim Morrisson & Cia ("Hello, I Want You", não sei se o título é esse, mas começa com essa frase) é plágio de "All Day..". As melodias são identicas, na melhor das hipóteses é uma homenagem. Logo depois, na faixa seguinte, uma cover de "Long Tall Sally", clássico dos primordios do rock'n'roll cinquentista; onde os caras cantavam como se estivessem embriagados (e se bobear,até estavam...) encaixaram um solo de gaita um pouco desafinada e uns berros infernais. Demais!!!! Meu,não dá prá ficar falando muito nesse disco. Só ouvindo para se ter uma idéia!!!!

Graças aos Kinks (e mais tarde, The Who, Pink Floyd, Mutantes e os já aqui citados The Doors, entre outros); descobrí que os anos 60 foram muito além de Lennon, Mc Cartney, Jagger, Richards, Roberto, Erasmo e similares. Muito embora, a quase-balada "Set Me Free" dos próprios Kinks, lembre um pouco Renato & Seus Blue Caps...

Recentemente, descobrí na net a coletânea "The Singles Collection", cuja capa encabeça esse post. Tem quase todas as músicas daquela coletânea que comprei na Prodisc (só ficou faltando uma, das minhs favoritas, You Do something To Me) e mais algumas que eu não conhecia. Vale a pena dar uma conferida na Rádio Uol .

Quer saber o que emociona este que vos escreve? Entre muitas outras coisas; canções dos Kinks, dentre as quais destacam-se:

- You Really Got Me (aquela da guitarra distorcida...)
- All Day And All Of The Night
-Till The end Of The Day
-Victoria
-Where Have A Good Times Gone
- You Do Something To Me (aquela, que não tem na coletânea "Teh Singles...)
-Lola

Ouça!!!

0 Comments: