5 de outubro de 2007

POIS É, ENTÃO É ASSIM, NÉ?

Semana passou voando; fui prá Sampa, de lá prá Santa Catarina, voltei, semana que vem vou de novo e blá blá blá.

Primeiro fui prá Sampa, participar da ExpoMoney, uma feira sobre investimentos no mercado financeiro; com vários stands de corretoras, sociedades anônimas, bancos e agências de notícias; além de palestras úteis e agradáveis. Voltei com duas sacolonas cheias de prospéctos, revistas, brindes, e quetais; como é de praxe nesse tipo de evento. Já participei no ano passado, gostei e resolví voltar esse ano. Fiquei em um Albergue da Juventude no Centro. Geralmente fico no da Pça. da Árvore, mas dessa vez resolví variar. O albergue do Centro é maior e melhor, estava curioso para conhecer, a localização é que é meio tosca, bem no Centrão de Sampa, pertinho do largo do Arouche, o metrô mais próximo é na Pça. da República, o que não é tão próximo assim. Engraçado foi eu carregado de sacolas e mais a minha "mochilinha" atravessando a Pça. da República rumo ao metrô, sexta a noite. Fiquei um pouco preocupado com assalto, só então me dei conta de que não era uma boa ocasião para hospedar-me naqueles lados, a Pça da Árvore é relativamente mais segura e talz. Felizmente correu tudo bem.
O evento foi extremamente agradável e proveitoso. Foi realizado no Shopping Frei Caneca, que conta com um grande Centro de Convenções. As palestras foram muito instrutivas e divertidas. Animei-me porque este meio está crescendo, as pessoas estão cada mais interessazdas em investimentos, o que pode gerar-me muitas oportunidades. Para saber mais sobre o evento, consulte:

Sexta a noite embarquei para Santa Catarina. Cheguei a Jaraguá do Sul por volta das 6:30 da manhã, mal esquentei lugar no hotel, larguei minhas tralhas e fui para a cidade vizinha de Scoreder, fazer a prova para a Prefeitura de lá. Tinha ônibus fácil e cheguei ao local da prova com quase uma hora de antecedência.

Bom, é uma região agradável, tranaquila, a cidade de Scoreder é minúscula, típica de interior do Sul, com bastante alemoada, casa com jardins, cercade de muito verde, etc. Depois da prova, que estava relativamente fácil, liguei p/ minha Princesa que veio me buscar, com minha Princesinha. Passei praticamente o dia na casa dela, até ajudei a fazer uns latões de papelão decorado. A noite fomos para uma pizzaria.

Jaraguá do Sul é uma cidade de pequena p/ média, com muitas indústrias; algumas famosas nacionalmente como a Malwee, a Marisol (têxteis), a Weg (tradicional indústria pesada, metal-mecânica, elétrica e com outras ramificações, como em agropecuária, por exemplo) e outras não tão conhecidas. O carro chefe da indústria no município parece ser o setor têxtil; além das já citadas Malwee e Marisol, existem tantas outras tecelagens, malharias e confecções. Pareceu-me um bom lugar para se viver, longe da agitação e dos perigos dos grandes centros. Gostei muito de lá, acho que me adaptaria bem se mudasse-me para lá.

Domingo fomos passear, minhas duas Princesas e eu. Primeiro fomos ao Parque Malwee, um local maravilhoso, mantido pela indústria homônima.


Almoçamos em um restaurante que tem dentro do parque. Buffet com muitos pratos alemães, melhor não poderia ser!!! Fiquei me imaginando com meu pai, minha irmã mais nova e meu cunhado lá!!! Ficaríamos a tarde inteira enchendo o bucho e tomando bréja!!! Minha irmã nem tanto; mas o velho o cunhadão e eu... RSRSRSRSRS!!!!!!
Depois do almoço, fomos à cidade de Pomerode, também nas redondezas. Outra típica cidade de colonização alemã, com arquitetura típica e etc´s e talz. Na pracinha principal da cidade tem um posto de informações turísticas, com lojinha de artezanato. Tudo muito bonito e aconchegante.

Ainda em Pomerode, fomos ao Jardim Zoológico da cidade. Muito legal!!!!



O caminho entre Jaraguá e Pomerode é muito lindo, numa serra cheia de subidas e descidas e muitas casinhas em estilo alemão. inclusive, passamos por uma "Trilha Enxamel", nome dado á típica arquitetura alemã; numa área rural, cheia de ranchos e casas no estilo "enxamel".

Segunda, fomos correr as agências de emprego da cidade. Fichas e mais fichas preenchidas. Bom, não sentí muita firmeza, tava na cara que sou um forasteiro querendo competir com a mão de obra local; mas, quem sabe não rola? No fim de tarde fomos comer bolo com café.
Na terça, fomos a mais 3 agências, 2 em Jaraguá mesmo e mais uma em guaramirim, outra cidade vizinha. Vale pela tentativa, né? A tarde, fomos a uma escola pública de educação infantil onde minha Princesa presta trabalho social com as crianças. Levamos a garotada para passear num bosque em frente a escola; fui superpaparicado pelas crianças, que pareceram ter me adorado!!! Foi muito divertido, pena eu não ter levado a câmera!!!

Depois da escola, foi a hora de ir-me embora. A Princesa tinha outros compromissos; mas ainda deu tempo de nos curtirmos mais um pouquinho na rodoviária de Jaraguá. Como tinha passagem marcada de Joinville para Santos, embarquei p/ Joinville e ainda deu tempo de fazer um passeio extra nesta cidade. Eu ainda não conhecia, apenas os arredores da rodoviária. Cidade limpa, agradável, mas muito "moderna" pro meu gosto. Muita com "cara de capital", embora não seja. Os típicos imóveis de arquitetura alemã estão sumindo e dando lugar à arranha-céus. Ainda assim, muito melhor que São Paulo, Baixada Santista e quetais. Passei muito pelo shopping e pelas ruas do Centro, já que tinha 4 hoiras para o embarque. Foi gostoso, embora estivesse sozinho e, principalmente, já com muitas saudades da minha Princesa.

Enfím, foi bom ter passado um tempinho longe de casa, ter experiência "on the road"; saído um pouquinho dessa vidinha medíocre que tenho levado ultimamente, conhecer novos lugares, novas culturas. No feriado tem mais, vou a uma escurssão para a Oktoberfest em blumenau e, aproveitando a proximidade, dar uma chegadinha a Jaraguá, p/ matar as saudades!!!

Quanto ao concurso de Schoreder, já saiu o gabarito, já conferí: 23 respostas certas em 40 questões, aproveitamento superior a 50%. Ainda tem chance...

Mas vou ficar ligado em outros concursos, principalmente no Sul!!! Agora é que quero mudar-me prá lá mesmo!!!

2 Comments:

Lilous said...

Retribuindo mesmo que tardiamente a visita... :p

Ah, lindas totos, o Sul é lindo mesmo. Me aventurei pelo RS já duas vezes. Ainda vou à Santa! Espero que logo. Mas agora o Nordeste anda gritando meu nome...

Silvia C. said...

AMO lugar assim,cheio de mato...Cara,quanta foto linda! Tô me sentindo até humilhada agora porque postei a mesma foto varias vezes,só que com efeitos diferentes..rs

E viagens e mais viagens...agora que eu vi a foto da menininha da cerveja...rs


Nunca fui pro sul do país... Tenho vontade de ir na Oktober,quem sabe ano que vem? ;)

Até mais