21 de setembro de 2004

POLÊMICA

Essas saíram num grupo de discussão ("Teorias da Conspiração) em 2001. Por falta de assunto pra postar, reproduzo:

IDIOTAS SOCIALISTAS

Mal saem vcs adolescentes acéfalos o que é osocialismo e o que ele representou para o mundo!!O socialismo é uma ditadura assim como o capitalismo, se vcsestudassem mais iriam parar com essa mania idiota de usarcamiseta do Che Guevara( que era médico e tinha um carroimportado caríssimo para a época - impala-) e iriam pararcom essa mania de Krl marx..que é um pensador queapenas abriu caminho para pensadores!!
Somos capitalistas quer vcs queiram ou não!!
se fossemossocialistas não teríamos internet, não haveria como ter um fórum como esse sem intervenção do governo!!
Portanto vamos aproveitar esse fórum e deixar de lado ideais falidos.


MINHA RESPOSTA

Em parte, meu caro 666, vc. tem razão. Todas as experiências ditas socialistas que já ocorreram no mundo,sobretudo a URSS e os países da Cortina de Ferro, não passaram de ditaduras estatizantes. Quais são os últimos países socialistas que ainda restam? China e Cuba.
Albânia? Se não me engano, o Partidão de lá caiu, né? Andomeio desatualizado, mas se eu estiver erado, porgentileza, me corrijam.
A China de certa forma ingressou no capitalismo, o Estado controla quase tudo por lá e implanta entre a população chinesa uma espécie de "capitalismo selvagem estatal"; fora de suas fronteiras a China têm tido uma política comercial bastante capitalista, capitalista o suficiente para arrepiar os pelos pubianos deMao Tsé Tung em seu túmulo. Reflexos da Globalização...
Quanto à Cuba, só consigo associar o regime de Fidel àum trecho publicado na extinta revista do Casseta & Planeta, em uma entreveista que os Cassetas fizeram àFernando Gabeira há uns 6 ou 7 anos atrás: "De que adianta eles terem uma seleção de vôlei que ganha três sets em 50 minutos, se depois ele têm que gurdar a bola p/fazer uma sopa?"
Imagino que os adolescentes quevc. taxa de "ascéfalos", meu caro 666, associem"Socialismo" à "Justiça Social". Esta associação gera umasérie de confusões e discussões:
Será que houvejustiça social nos países que adotaram o socialismo? Há justiça social na China?Há justiça social em Cuba?Caso o Partidão da Albânia ainda esteja no poder (eh,desinformação?!!!), há justiça social na Albânia?
Países assumidamente capitalistas como os da Escndinávia possuem umsistema de "Bem-Estar Social" muito eficiente; será quenão é uma prova de que "capitalismo" e "justiça social" podem andar de mãos dadas?
Enfím, são muitasas possibilidades de discussão.
Espero que vc.rote666 e os demais membros do clube pensem e escrevam sobre tais possibilidades.


A RÉPLICA

Dougstange...vamos por partes, mas nâo na ordem qvc escreveu.
Sobre a escandinávia, a Suiça e a Suécia...eles nao sao paises capitalistas, mas sim social-democratas e o conceito de Bem-estar Social é Social-Democrata. Existem grandes diferenças da SD para ocapitalismo e quem quiser mais explicações, por favor me madeum e-mail.
Talvez você esteja rindo da minha carae dizendo "tah, tah bom...entaum o Brasil não écapitalista! Q idiota." É justamente nesse ponto que eu querochegar. Nem sempre o nome q se dah aos bois eh correto eisso vale para qualquer regime de governo. No seucaso, v deve ter lido em algum lugar (por gaia, q naotenha sido na revista do C&P !) q a escandinávia é um pais capitalista. Quem tem conhecimentos de sociologiae ciencia politica sabe diferenciar regiems degoverno e ideologias nao pelo nome mas pelapratica.
Sobre o socialismo: vivi dois anos em Praga, capital daR.Tcheca, então Tchecoslováquia - um dos paises da cortinade ferro - e pude constatar q, de fato socialismo ejustiça soial andam de mãos dadas. Num lugar onde seaplica o conceito de socilismo democratico, com repseitoas instiuições civis, mas nao aos abusos depropriedade privada. A URSS viveu um periodo deprosperidade ateh a morte de Lenin (1924, se nao me engano). Depois disso, caiu no totalitarismo nas maos de Stalin.Lennin era socialista e agia como manda a cartilha, Stalin não.
Voltando aos bois e seus nomes, estou resumindo bastante o q queria dizer no inicio. A China, porexemplo, não é socialista...eh um capitalismo estatal,como foi a URSS no periodo pos-lenin.
Cuba tem amelhor saude do mundo, educação de qualidade e o povo ehfeliz. A afirmação mencionada, me leva a pensar q v achaq as jogadoras cubanas deveriam ganhar uma pequena fortuna pelo q fazem. Pequenas fortunas me lembram uma certa seleção de futebol...e nao sei se ela eh umexemplo positivo para o esporte.
Bom, estou meio compressa, portanto deasculpem se fui superficial. Esperoter prestado alguns esclarecimentos. []'s


A TRÉPLICA

Falndo sobre os países escandiavos: tudo bem; eles são social-democratas e implantaram o sistema debem-estar social, que segundo você (eu não conheço muitobem a história deste sistema)é uma invenção dossociais-democratas. Quando eu disse que tais países são capitalistas, referí-me à liberdade de mercado, da livre propriedade, da acmulação de capital, etc. Eu sei, os países escandnavos tem uma carga tributária altíssima (tenho contatos regulares c/ um ex-intercambista da Dinamarca), coisa e tal. Talvéz eu tenha confundido um pouco as coisas; porém, não há como negar que, apesar dos pesares, os países escandinavos estão sim ECONOMICAMENTE inseridos em um sistema capitalista. Quatro das maiores mltinacionais do planeta (que tiram lá suas casquinhas do sistema capitalista e - sobretudo - exploração de mão-de-obra barata no Terceiro Mundo) são suécas: a A Ericsson, a Electrolux, a Volvo e a Scania. A Esso, se não me engano, é de origem norueguesa(sendo depois incorporada à um grupo norte-americano), se não for a Esso, é uma outra gigante do petróleo.
Quer dizer: dentro de suas fronteiras eles sãosocial-democratas, promovem o bem-estar socal, etc; mas no exterior os descendetntes dos bravos Vikings são capitalistassim senhor!!! Tão capitalistas quanto os americanos,britânicos, alemães e brasileiros.

NA FALTA DE ASSUTO...
OU COMO SEMPRE DIGO:

NA FALTA DE TCHAS, ENTÃO TCHUNS


0 Comments: