23 de outubro de 2006

Dia 13/10 fomos (minha Peuqena e eu) à Itajaí, para a Marejada. É uma festa portuguesa (mais específicamente, açoriana), especializada em peixes, frutos do mar e afins. enquanto a Oktoberfest é uma festa mais voltada ao público adulto, a Marejada é bem mais família, com certo clima de quermesse (embora, como disse minha Pequena, "quermesse bem organizada").
O que mais chamou a atençaõ foi a simplicidade (a Oktober é bem mais sofisticada, em termos de instalações). Por ser Itajaí uma cidade portuária e litorânea, como Santos, me sentí um pouco em casa.
A entrada da festa, com destaque para o Marejão, o mascote em forma de "golfinho portuga"
Vista geral da festa
Manifestação folclórica de influência açoriana. Não sei (nem procurei saber) como se chamam esses bonecos gigantes. Estão presentes em todo o brasil, pelo visto; do carnaval de Olinda à Marejada
Mais folclore açoriano. Esse boi, é do Boi Mamão; como é chamado no Sul o Bumba Meu Boi, Boi Bumbá e por aí vai.
Eu ao lado do Marejão. Até comprei um imã de geladeira miniaturizando esse bicho.
Uma barraca de iguarias açorianas e produtos locais.
Barraca de artezanato. Olha que graça esses peixinhos!!!
Minha pequena em frente ao chafariz. Reparem (eu batí a foto e nem me liguei) no tiozão que saiu por acidente. Estaria ele " limpando o salão"?
Afresco de azulejos portugueses. Muito lindo!!!!

0 Comments: